China desenvolve roupa ecológica de milho e bambu
2006-03-27
Pesquisadores chineses desenvolveram uma nova tecnologia para confeccionar uma roupa ecológica, por meio da mistura de fibra de milho com bambu, informou no sábado (25/03) a agência estatal notícias "Xinhua". Com o material é possível tecer roupas "cômodas e suaves com uma grande resistência a vincos", manifestou Liu Jinhong, presidente da empresa que desenvolveu a técnica, localizada na província oriental de Jiangsu.
A companhia pretende transformar quatro mil toneladas de milho em fibra este ano e fazer uma campanha de publicidade para promover as roupas, acrescentou. Cientistas americanos conseguiram, há uma década, produzir um material à base de fibra de milho, denominado polilactida, amplamente difundido no mercado americano e cuja introdução no continente europeu ocorreu recentemente.
Frente a outros materiais como o poliéster e o nylon, a fibra de milho é mais fácil de tingir, é pouco inflamável e apresenta grande resistência aos raios ultravioleta e a lavagens contínuas. Seu principal problema, no entanto, é que são necessárias dez toneladas de milho para a produção de apenas uma de fibra.
(EFE, 25/03/06)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/mar/25/11.htm