Citigroup investe em proteção e restauração na Florestal com Araucária no sul do Brasil
2006-03-27
O Citigroup, por meio da Fundação Citigroup (sediada nos Estados Unidos), anunciou na quinta-feira (23) que investirá mais de R$200 mil em um Projeto de Proteção e Restauração da Floresta com Araucária no sul do Brasil, realizado em parceria com a The Nature Conservancy (TNC).
O objetivo deste investimento é prover subsídios para o desenvolvimento de ações de restauração florestal envolvendo pequenos proprietários de terras a fim de melhorar o desenvolvimento econômico das comunidades locais e promover a conservação de importantes remanescentes florestais.
O Programa também prevê o engajamento das comunidades na coleta de sementes e na produção de mudas de árvores nativas, buscando o desenvolvimento sustentável, por meio de um projeto de geração de renda. Será criado um ou mais viveiros para cultivo de mudas com potencial para restaurar 2.500 hectares na Floresta com Araucária no estado do Paraná. , Este viveiro deverá ser gerido por cooperativas ou associações locais com a participação das comunidades da região, e fornecerá sementes e mudas para outros viveiros regionais e produtores interessados em restauração de áreas degradadas.
“Esta parceria com a TNC reafirma o compromisso do Citigroup com o desenvolvimento sustentável de comunidades por meio do crescimento econômico compatível com o meio ambiente natural e com o bem estar da presente e das futuras gerações”, afirma Gustavo Marin, presidente do Citigroup Brasil. “E ainda, o novo Programa reafirma a estratégia global do Citigroup em focar seu investimento na preservação do meio ambiente, sobretudo em projetos de restauração florestal em regiões de extrema importância biológica, os quais colaboram para a mitigação das mudanças climáticas”, conclui Gustavo.
“Para nós da TNC, está é uma demonstração clara de que o setor privado está cada vez mais comprometido com as questões da conservação, da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Esta ação torna-se mais valiosa quando se trata de proteger um patrimônio tão rico e ameaçado como a Floresta com Araucária”, acredita Miguel Calmon, diretor da TNC responsável pelo Programa de Conservação da Floresta Atlântica.
A parceria do Citigroup e a TNC será lançada durante na 8º Conferência da Diversidade Biológica da ONU (COP8), dia 24 de março, em Curitiba.
Floresta com Araucária
A Floresta com Araucária é um dos biomas mais preciosos e ameaçados do Brasil. Até o início do século XX, esta formação florestal dominava as paisagens do Sul do País, erguendo-se imponente sobre o Planalto Meridional. O principal elemento deste ecossistema é a araucária, espécie também conhecida como pinheiro-do-paraná ou pinheiro-brasileiro.
A exploração indiscriminada da madeira, os incêndios criminosos, a abertura de estradas e a ocupação do território levaram a Floresta com Araucária ao limite da extinção. De sua área original sobrou algo em torno de 1%. O restante é composto por trechos já bastante descaracterizados e fragmentados que somam cerca de 3%.
(Envolverde, 24/03/06)