Produtos à base de cloro são usados para tratar água de caminhões-pipa
2006-03-27
Mesmo com 12% da reserva de água doce do planeta, o Brasil não está livre de enfrentar problemas com este recurso em algumas décadas. Apesar de ser uma preocupação generalizada, o nordeste é a área mais afetada do país, pois, além da seca, a região apresenta uma deficiência no tratamento de água. Para minimizar esta situação, a HidroAll do Brasil possui uma pastilha à base de cloro que está sendo usada em algumas cidades atendidas pela Operação Carro-Pipa.
Na Paraíba, a parceria entre a Acquasan, representante da HidroAll do Brasil, e os Comandos Militares responsáveis pelo programa, tem possibilitado o tratamento da água dos caminhões de forma prática e eficiente. As pastilhas Hidrosan Plus substituem, com vantagens, a água sanitária, antigamente aplicada nos caminhões-pipa, pois o antigo produto não apresentava a mesma eficácia sanificante na potabilização da água.
O Hidrosan Plus trata 6 mil litros de água com apenas 1 pastilha de 100g. Por serem efervescentes, o resultado é obtido em apenas poucos minutos. Antes de sair para a entrega, as pastilhas são colocadas nos caminhões e durante o percurso dissolvem-se e misturam-se em todo montante, deixando a água própria para consumo. Este cuidado é fundamental já que as fontes de coleta são poços, rios e açudes. O consumo da água in natura pode acarretar uma série de doenças como hepatite A, hepatite E, cólera, leptospirose, entre outras.
Atualmente, o procedimento ocorre, de forma permanente, apenas na Paraíba, atendendo 113 municípios. Apesar disso, José Bento Oliveira, proprietário da Acquasan, acredita que a região tem potencial para aumentar o consumo do produto. “A operação acontece em vários estados e nosso produto é muito prático e eficiente, o que facilitaria bastante a atuação do exército nos outros municípios da região”, acrescenta o representante.
Outros estados como Maranhão, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte estão utilizando o produto em fase experimental. Para o presidente da HidroAll, engenheiro Roberto Gross, é gratificante saber que o produto está contribuindo para a saúde da população, de maneira satisfatória. “A simples cloração da água, muitas vezes significa a diferença entre a vida e a morte, principalmente quando se faz uso de água coletada e armazenada ao ar livre, sem qualquer controle microbiológico”, completa.
A empresa
Fundada em outubro de 1984, a HidroAll do Brasil é uma empresa voltada à fabricação de produtos para desinfecção de água, alimentos, piscinas, desinfetantes hospitalares, produtos para lavanderia e avicultura, entre outros.
Em 2004, fundou sua nova sede na cidade de Valinhos-SP, em uma área de 52 mil metros quadrados, sendo 11 mil de área construída. Hoje é a maior fábrica do segmento no Brasil.
Desde 1999, a empresa abandonou a produção, importação e comercialização de todos os derivados clorados de origem inorgânica, na busca por produtos eficazes e seguros. Atualmente, a marca é líder brasileira em compostos clorados de origem orgânica.
(Envolverde, 24/03/06)