Porto Alegre fará parte do projeto do Greenpeace
2006-03-27
Porto Alegre passará a integrar o projeto do Greenpeace Cidade Amiga da Amazônia. Nesta sexta-feira, ocorre a assinatura de convênio que prevê a exigência de documentação comprovando a legalidade da madeira adquirida para a realização de obras públicas.
O ato integra programação da ONG no Estado. O barco quebra-gelo do Greenpeace Artic Sunrise, de bandeira holandesa, chegou ao porto da Capital na noite de sexta-feira e estará aberto à visitação no próximo final de semana.
A ONG dá início em Porto Alegre à expedição pela costa brasileira para lançamento da campanha de criação da rede de áreas protegidas e para desenvolvimento do projeto. Adriana Imparato, coordenadora do programa Cidade Amiga da Amazônia do Greenpeace Brasil, explicou que a intenção é formalizar o convênio com as cidades por onde a expedição passar para que as prefeituras se comprometam a mudar o perfil de compra de madeira.
"Muitas vezes, as prefeituras acabam comprando madeira ilegal de desmatamento para as obras porque não pedem comprovante de legalidade", explicou.
Além de solicitar a documentação, é necessário verificar a autenticidade e atuar junto a fornecedores para a adequação às normas. Adriana recomendou ainda que as prefeituras fiscalizem os caminhões de madeira que passam pelas cidades. Ela informou que cerca de 64% da madeira produzida no país é consumida internamente, sendo que entre 70% e 80% são ilegais.
(CP, 27/03/06)