Porto Alegre receberá navio do Greenpeace
2006-03-27
A chegada do navio Artic Sunrise, do Greenpeace, a Porto Alegre, abriu oficialmente, no sábado (25/03), o programa Cidade Amiga da Amazônia, que a ONG promove pelo Brasil. A iniciativa busca mostrar que os municípios, mesmo indiretamente, participam da exploração predatória da região.
Santa Maria, Rio Grande e São Leopoldo já aderiram à proposta.As prefeituras que integram o projeto precisam exigir nota fiscal e a autorização de transporte de produto florestal da madeira que chega ao município, além de fiscalizar a entrada e a saída do produto em suas estradas e portos e trabalhar a cadeia produtiva de fornecedores.
Dois projetos do vereador Carlos Comassetto (PT), que tramitam na Câmara de Vereadores da Capital, pretendem incentivar o consumo responsável de madeira na cidade. A intenção é diferenciar produtos oriundos de manejo sustentável dos irregulares. "A madeira proveniente de florestas nativas só poderá ser consumida mediante certificado", explicou. Segundo ele, a idéia vem sendo adotada em todo o país. Se aprovados, o projetos integrarão a Lei Municipal 8267/98, que dispõe sobre o licenciamento ambiental.
O projeto do vereador também veda o uso de espécies em extinção, como o mogno. "Será dada prioridade à indústria madeireira que atua dentro da legalidade", assegurou. Visitas ao navio só poderão ser feitas nos dias 1º e 2 de abril.
(CP, 25/03/06)