SC vai ganhar quatro pequenas hidrelétricas
2006-03-23
A Eletrosul deve iniciar ainda este ano a construção de quatro Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em Santa Catarina. O anúncio foi feito quarta-feira (22) pelo presidente da estatal, Milton Mendes de Oliveira, durante audiências públicas para detalhar os projetos. Estes empreendimentos marcarão a volta da Eletrosul à geração de energia, após privatização de seu parque gerador, há oito anos.
Três delas serão efetivadas sobre o rio Caveiras, na Serra catarinense, e uma em Rio Fortuna, no Sul do Estado. A Eletrosul recebeu a autorização da Aneel em novembro do ano passado. As PCHs da Serra são a João Borges, com 19 MW de potência instalada, nos municípios de São José do Cerrito, Campo Belo do Sul e Lages; PCH Itararé, com 9 MW de potência instalada, nos municípios de São José do Cerrito e Lages, e PCH Pinheiro, com 10 MW de potência instalada, nos municípios de São José do Cerrito e Lages. Já a de Rio Fortuna terá capacidade de 15 MW, totalizando 53 MW, e gerando na fase de construção cerca de mil empregos diretos.
Segundo o presidente da Eletrosul, ao todo serão investidos R$ 150 milhões. O processo de licitação para escolher a empresa responsável pela obra deve iniciar em maio. Em outubro, as obras devem começar nas quatro unidades geradoras. A Aneel deu prazo até 2008 para as quatro estarem concluídas.
(A Notícia, 23/03/06)