Marina: “Brasil tem muito a comemorar no Dia Mundial da Água”
2006-03-22
Em discurso ontem (21/03), na véspera do Dia Mundial da Água, a Ministra do Meio Ambiente, Marina da Silva, destacou o Plano Nacional de Recursos Hídricos, lançado em 3 de março passado e que deverá direcionar o uso da água no Brasil até 2020. “O Brasil é o primeiro país da América Latina a cumprir este objetivo. E agora estamos trabalhando os planos estaduais de recursos hídricos já em cinco estados e com convênio para estendê-lo a outros estados até o final do ano”, afirmou a ministra, em Pinhais, na Grande Curitiba, durante visita à exposição “Água para Todos”, da organização não governamental WWF Brasil.
Marina Silva enalteceu que o Brasil é detentor de 11% da água doce disponível no mundo. “Temos muito o que comemorar neste Dia Mundial da Água. Afinal, também é crescente a conscientização da sociedade em relação a este importante recurso. Uma poderosa e exigente geração está se formando e vai cobrar resultados no futuro”, observou. Segundo ela, o grande desafio será o “de oferecer acesso à água potável para todos”.
Sobre o acesso e a repartição, com comunidades locais e tradicionais, de benefícios advindos do uso da diversidade biológica, um dos pontos mais polêmicos da 8.ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8), ela foi enfática na defesa da autonomia dos países e da justa partilha destes benefícios.
Eduardo Nunes, Assessoria de Imprensa COP8/MOP3