Livro apresenta história dos recursos hídricos e do saneamento no RS
2006-03-22
Será lançado hoje (22/03), na Usina do Gasômetro, às 18h, o livro “Tempo das Águas”, em evento comemorativo à Semana da Água e aos 40 anos da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan). A publicação, que conta com textos de Luiz Corrêa Noronha, Luís Augusto Fischer, Luiz Antonio Timm Grassi, Vera Lúcia Callegaro e Omar L. de Barros Filho, narra a história dos recursos hídricos e do saneamento no Rio Grande do Sul.
A problemática da água é apresentada em nível regional, nacional e mundial, bem como alternativas de sustentabilidade e gestão. O engenheiro civil e coordenador da Câmara Técnica de Recursos Hídricos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS), Luiz Antonio Timm Grassi, explica que a gestão das águas ganhou destaque a partir dos anos 80, quando se acirraram as discussões entre entidades ambientalistas e órgãos públicos. “O estado começou a desenvolver isso juntando estudos de caso de outros países e experiências práticas”, afirma.
Grassi lembra que a observação de outras gestões foi fundamental, pois trouxe conceitos como participação e planejamento. “Precisamos prever o futuro, não há como fazer uma gestão só resolvendo problemas, e é preciso que todos participem, não apenas ambientalistas e governistas. Todos os usuários da sociedade devem estar presentes”, acredita o técnico.
Uma das propostas do livro está em resgatar a importância da água na obra de escritores importantes da literatura gaúcha como Vitor Valpírio, Barbossa Lessa, Simões Lopes Neto, Mario Quintana, Dyonélio Machado e Erico Verissimo. Fischer mostra que, embora a imagem do gaúcho esteja fortemente associada a imagens como cavalos e campos, os mananciais foram um pano de fundo importante em contos e romances. “É preciso um olhar atento para perceber isso, pois não é tão evidente no início”, salienta o pesquisador.
De caráter institucional e comemorativo, “Tempo das Águas” será distribuído em escolas públicas em todo o Brasil, centros de pesquisa e documentação ambiental, centros de entidades, sindicais e organizações não-governamentais voltadas à preservação meio ambiente. A obra (117 pg) é uma iniciativa da Laser Press Comunicação, com apoio cultural da Corsan.
Por Patrícia Benvenuti