Água da torneira é melhor do que a mineral, aponta estudo suíço
2006-03-22
Na Suíça a água da torneira seria entre 90 a 1000 vezes mais ecológica do que a água mineral, é o que afirma relatório publicado na véspera do Fórum Mundial de Água. A água é distribuída graça a uma rede de mais de 50 mil quilômetros de tubulação, mas um em três litros bebidos sai da garrafa. Apresentado durante a semana em Zurique, o estudo foi encomendado pela Associação Suíça da Indústria do Gás e da Água com o objetivo de promover o líquido tratado no país.
Os especialistas contratados tinham como tarefa fazer uma comparação "ecológica" entre a água mineral engarrafada e a que sai das torneiras. O resultado diz que os suíços preocupados com sua saúde deveriam muito mais encher seus copos com o líquido das torneiras, ao invés de comprar garrafas de água mineral. A realidade é que o consumo de água potável encanada está baixando desde o final dos anos 80, enquanto que o de água mineral não pára de progredir no país dos Alpes. Nos últimos dez anos, as importações triplicaram e cobrem, hoje em dia, quase um terço do consumo de água engarrafada. Cada suíço bebe, em média, 130 litros de água mineral por ano.
De 90 a 1000 vezes
Segundo o estudo, a água da torneira tem um impacto ambiental mil vezes menor do que a água mineral engarrafada transportada por caminhão, quando ela é comprada nos países da União Européia. Quanto maior a distância, pior para o meio-ambiente graças ao consumo de combustível e produção de CO2. A carga ambiental da água de torneira piora quando ela é colocada na geladeira ou gaseificada através de aparelhos especiais. Porém esta seria 25 a 50% menor do que o da água mineral.
O balanço ecológico da água mineral depende também do modo de produção, de sua refrigeração e forma de embalagem. A carga ambiental é mais forte se a água é refrigerada ou condicionada em embalagens especiais. Em relação às embalagens, as garrafas de uso múltiplo e garrafões são mais favoráveis em curtas distâncias. Nas longas distâncias, as garrafas de vidro seriam piores para o meio-ambiente do que as de plástico devido ao seu peso.
Os autores do estudo lembram que ao beber dois litros de água mineral européia engarrafada por dia e durante um ano, o consumidor poderia percorrer 1.791 quilômetros num veículo. Por outro lado, se o consumidor retirar sua água de beber das torneiras, na mesma quantidade, ele provoca um gasto equivalente a apenas dois quilômetros. Essa distância é estimada em 127 quilômetros para a água da torneira gaseificada e 908 quilômetros para a água mineral suíça engarrafada.
(Swissinfo, 22/03/06)
http://www.swissinfo.org/spt/swissinfo.html?siteSect=201&sid=6567326&cKey=1143022298000