Nasa vai medir a redução de neve no Ártico
2006-03-22
Um avião-radar da Nasa partirá em direção ao Ártico nos próximos dias para medir a redução da neve que cobre a camada de gelo na região, confirmou na quarta-feira (22/03) o Centro de Vôos Espaciais Goddard. "A idéia é medir a camada de neve, que é o principal isolante que protege a plataforma de gelo", afirmou Mark Hess, porta-voz do centro da Nasa.
Hess esclareceu que se trata de uma missão regular, realizada anualmente. No entanto, a missão se realiza em meio a notícias de que o gelo polar sofreu uma retração devido ao aquecimento global, que se intensifica nos meses do verão no hemisfério norte. A preocupação também coincide com relatórios que apontam uma redução da camada de gelo e uma aceleração no deslocamento das camadas glaciais da Groenlândia, que se precipitam sobre o Atlântico.
Segundo os cientistas, a camada de neve é especialmente importante para todos os habitantes do Ártico, como os ursos polares. A temperatura sob a camada de neve em raras ocasiões desce ao ponto de congelamento, e os ursos polares formam uma camada isolante com a neve que envolve seu corpo e os protege dos gélidos ventos árticos. Se a camada de neve sobre a plataforma de gelo começar a diminuir, os ursos polares não poderão construir suas tocas.
O avião, equipado com um radar especial, medirá a profundidade da camada de neve para confirmar as observações realizadas por satélites sobre sua evolução, informaram as fontes da Nasa. Um primeiro vôo já aconteceu no sábado passado, e os próximos serão na próxima semana, disseram. O aparelho voará a cerca de 200 metros de altura, com instrumentos que utilizarão uma espécie de sonar, com o qual medirão a altura da neve desde a sua base, segundo as fontes.
(EFE, 21/03/06)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14380.shtml