Planos de saneamento são entregues a cidades
2006-03-22
A Secretaria Estadual das Obras Públicas e Saneamento entregou 35 projetos para municípios gaúchos beneficiados pelo Programa Estadual de Saneamento. Os projetos, que totalizam investimento de R$ 1,15 milhão, abrangem os sistemas de esgoto sanitário, de abastecimento de água e micro e macrodrenagens.
Segundo o secretário Frederico Antunes, o objetivo é levantar informações sobre o tratamento de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos nos municípios. "Depois de identificá-los, trabalhamos em ações para cobrir as falhas no saneamento dessas cidades", explicou.
Antunes disse ainda que, apesar da falta de recursos, a tarefa mínima do governo é oferecer planejamentos para a área de saneamento. Ele assinou a ordem de início dos serviços para elaboração de novos projetos em 49 municípios gaúchos. Os documentos são oferecidos às prefeituras que apresentam pouca infra-estrutura em saneamento básico. De posse dos projetos, os administradores podem buscar verbas junto aos governos federal e estadual ou outras formas de financiamento.
(CP, 22/03/06)