UE pede novamente ao Irã que renuncie às suas atividades de enriquecimento
2006-03-21
Os ministros das Relações Exteriores da União Européia (UE) pediram novamente ao Irã na segunda-feira (20/03) que atenda às demandas da Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA) e abandone qualquer atividade ligada ao enriquecimento de urânio. O Conselho dos ministros "pede novamente ao Irã que atenda urgentemente às demandas do Conselho dos governadores da AIEA", diz uma declaração publicada na segunda-feira.
Os ministros da UE divulgaram a nota no momento em que o Irã estaria a ponto de ampliar suas atividades de enriquecimento de urânio, colocando 164 centrífugas para funcionar juntas, segundo fontes diplomáticas. Os 25 estados membros da UE "lamentam profundamente que o Irã não tenha aplicado as medidas consideradas necessárias pela AIEA", mas continuam privilegiando a opção diplomática, segundo a declaração.
Os representantes dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (EUA, França, Rússia, China, Grã-Bretanha) e da Alemanha se reuniram na segunda-feira para elaborar uma estratégia a longo prazo sobre o caso nuclear iraniano - um assunto transmitido ao Conselho de Segurança da ONU pela Junta de Governadores da AIEA.
(AFP, 20/03/06)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2311501-2312000/2311772/2311772_1.xml