Bagé: chuvas não alteram níveis e Daeb inverte rodízio de racionamento
2006-03-21
Mesmo com a chuva do final de semana, não está descartado o racionamento de água em Bagé. A Barragem da Sanga Rasa (onde choveu apenas 14 milímetros) está 10 metros abaixo do nível normal e a do Piray (onde choveu 12,5 milímetros) está quatro metros abaixo.
A chuva serviu, porém, para amenizar as altas temperaturas, provocando um menor consumo de água por parte da população e mantendo os níveis das barragens. “Estamos há três dias sem registrar oscilações nos níveis das barragens, o que é muito bom”, comemorou a diretora do departamento, Estefanía Damboriarena, que credita o fato à diminuição das temperaturas, que reduz o consumo, a ausência do sol, que diminui a evaporação e, fundamentalmente, ao apoio da população ao racionamento.
Desde que o prefeito Luiz Fernando Mainardi e a diretora do Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Daeb), Estefanía Damboriarena, anunciaram a ampliação do racionamento e decretaram situação de emergência na cidade, aumentou consideravelmente o número de denúncias de desperdício de água e pedidos para consertos.
Somente nesta primeira semana, o Daeb recebeu 57 denúncias, principalmente de lavagem de calçadas e veículos. A equipe de fiscalização visitou os locais denunciados, advertindo 32 deles. Além disso, nestes dias, foram requisitados, através da Central de Serviços do Daeb, 106 consertos de vazamentos e canos quebrados.
A partir desta terça-feira, conforme o que fora anunciado na semana passada, o Daeb inverte o rodízio de racionamento, ficando estabelecido, para a semana de 21/03 a 27/03.
(O Minuano, 21/03/06)