Argentinos põem fim a bloqueio de acessos ao Uruguai
2006-03-21
Ambientalistas argentinos decidiram na segunda-feira (20/03) levantar o bloqueio que mantinha fechado os principais acessos terrestres ao Uruguai, numa manifestação contra a construção de duas fábricas de celulose no país. Os bloqueios terminarão na terça-feira (21/03) por tempo indeterminado e uma nova decisão deve ser tomada em sete dias, período em que serão analisados os avanços nas negociações bilaterais, na expectativa de que o Uruguai peça às empresas construtoras que paralisem as obras.
Enquanto isso, eles permanecem de um lado da estrada. Imagens do canal de televisão TN mostraram a votação dos ativistas, que se reuniram na estrada que conduz à ponte internacional que une a cidade argentina de Gualeguaychú com a uruguaia de Fray Bentos, decidindo pelo fim do bloqueio por maioria. A decisão adotada pelos ambientalistas em Gualeguaychú, o distrito argentino mais próximo de onde as fábricas de capital europeu estão sendo construídas, é importante para pôr fim ao impasse criado entre os dois países.
Há nove dias os presidentes da Argentina, Néstor Kirchner, e do Uruguai, Tabaré Vázquez, concordaram em pedir às empresas que suspendam as obras por, no máximo,. 90 dias, e o fim das manifestações para que seja realizado um estudo de impacto ambiental.
(Reuters, 21/03/06)
http://www.swissinfo.org/spt/swissinfo.html?siteSect=143&sid=6564099&cKey=1142913034000