Vázquez quer fim do bloqueio da fronteira para negociar com a Argentina
2006-03-20
O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, pediu na sexta-feira (17/03) a suspensão imediata do bloqueio que cidadãos argentinos realizam em duas passagens de fronteira para manifestar oposição à construção de duas fábricas de celulose na costa uruguaia de um rio limítrofe. Também reiterou que, caso contrário, recorrerá à Justiça argentina.
Em entrevista à emissora El Espectador antes de partir de Brasília para Assunção, última escala de uma viagem regional, Vázquez foi enfático ao destacar que só negociará com a Argentina depois da suspensão total dos bloqueios de estradas. "O Uruguai não negocia sob pressão", disse.
Vázquez considera inaceitável que os argentinos levantem o bloqueio, mas impeçam a entrada de caminhões com material para as fábricas de celulose. A finlandesa Botnia e a espanhola Ence estão construindo fábricas de celulose em Fray Bentos (300 km ao noroeste de Montevidéu), sobre a costa do limítrofe rio Uruguai, diante da cidade argentina de Gualeguaychú, com um investimento de 1,8 bilhão de dólares.
(AFP, 17/03/06)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2006/03/17/ult34u150270.jhtm