Cariocas protestam contra lançamento de esgoto sem tratamento nas praias
2006-03-20
Um grupo de surfistas, ambientalistas, oceanógrafos e ativitas da ONG Surf Rider, organizaram na tarde de sábado, um manifesto no posto nove, na praia de Ipanema. Aproximadamente 120 pessoas participaram do movimento em protesto contra o lançamento de esgoto sem tratamento no emissário submarino da Barra da Tijuca. Segundo o presidente da ONG, Claudio Falcão, o manifesto foi organizado em Ipanema em decorrência do primeiro emissário do Rio de Janeiro, que há mais de vinte anos também lança esgoto sem tratamento no mar.
- Em janeiro, o governo do estado alterou uma lei que exigia o tratamento primário do esgoto a ser lançado pelo emissário da Barra. Até o fim do ano, toneladas de resíduos sem tratamento serão lançados por segundo e o governo usa isso como propaganda eleitoral - protestou Claudio.
Pouco mais de 20 surfistas formaram uma língua-negra com sacos plásticos pretos e em seguida se juntaram a um grupo de percussionistas que arrastou aproximadamente 50 pessoas pela praia de Ipanema ao som de um samba-reggae ambiental.
(Globo Online, 18/03/06)