DEP expõe móveis descartados na Usina do Gasômetro
2006-03-20
Sofá, poltrona, partes de uma cama, refrigerador, fogão, vaso sanitário e televisão. Os itens, com os quais é possível mobiliar cômodos de uma residência, integram a exposição A Casa do Arroio, que o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) promove desde sábado, das 9h às 22h, na Usina do Gasômetro. Todos os móveis foram retirados por equipes do DEP de arroios de Porto Alegre. A televisão estava no arroio Mem de Sá, na Vila Bom Jesus; o vaso e o fogão no Cavalhada, na zona Sul; a geladeira no arroio Areia, na Vila Dique; a poltrona no Dilúvio; e o sofá no arroio Sarandi, na zona Norte.
"Somente durante o mês de fevereiro retiramos 63 caminhões de lixo dos arroios da cidade. Entre os móveis, o que mais aparece são os sofás", informou a coordenadora da Equipe de Educação Ambiental do DEP, Cristina Bernardes. Conforme ela, a exposição, que integra as atividades alusivas à 47ª Semana de Porto Alegre, é mais uma iniciativa no sentido de conscientizar a população a respeito dos graves problemas gerados pela disposição inadequada do lixo. "Infelizmente, muitas pessoas ainda vêem os arroios como valas de descarga e não se dão conta de que eles vão parar no Guaíba, que é de onde tiramos a água que bebemos", alerta Cristina.
Oficialmente, a Capital possui 18 arroios, que, muitas vezes, subdividem-se, aumentando o número de cursos d água. De acordo com os dados de Departamento de Esgotos Pluviais, entre os que se encontram em pior situação estão alguns dos citados na exposição, como o Mem de Sá, o Cavalhada e o Areia, e ainda o Cascatinha, também na zona Sul. O arroio Dilúvio não recebe grandes quantidades de lixo, mas esgoto cloacal.
As operações de limpeza nos arroios da cidade são feitas ou periodicamente pelas equipes do DEP, nos casos mais críticos, ou depois de solicitações da população. Para o Dilúvio, está prevista nova operação de dragagem, a ser realizada ainda neste ano. A última ocorreu em 2001.
(CP, 20/03/06)