Seis mil representantes de 190 países discutem a preservação do meio ambiente em Curitiba
2006-03-20
Cerca de seis mil representantes de mais de 190 países discutem alternativas para a proteção e conservação da biodiversidade do planeta em um encontro internacional que começa hoje (20), em Curitiba (PR).
Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o governo brasileiro, a 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 8) será aberta pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, às 10 horas, no Expo Trade Convention.
Ao longo de doze dias de trabalhos, integrantes das delegações estrangeiras, observadores, cientistas e representantes da ONU vão debater outros temas como proteção aos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade e acesso aos benefícios decorrentes do uso de recursos genéticos.
O segmento ministerial da COP 8, uma reunião exclusiva dos mais de 120 ministros do Meio Ambiente esperados para a conferência, começa na noite do próximo domingo e segue até o dia 29. As discussões serão coordenadas pela ministra Marina Silva e, mais uma vez, temas como combate à biopirataria e à destruição da fauna e da flora, estratégias de desenvolvimento e erradicação da pobreza e panorama atual da biodiversidade no planeta ocuparão grande parte da agenda.
A COP é o órgão deliberativo da Convenção da Diversidade Biológica (CDB). A reunião de seus membros ocorre a cada dois anos. A última foi realizada em Kuala Lumpur, na Malásia, em 2004.
A Convenção da Diversidade Biológica foi aprovada em 1992 durante a 2ª Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92 ou Eco-92), no Rio de Janeiro.
(Agência Brasil, 19/03/06)