Vulcão entra em erupção na Nova Zelândia
2006-03-17
Um funcionário do Ministério da Preservação da Nova Zelândia foi dado como desaparecido após a erupção do vulcão Raoul, na sexta-feira (17/03), que fica em uma ilha desabitada de mesmo nome, onde continuam sendo retirados vários técnicos. Segundo a rádio "Newstalk ZB", a erupção aconteceu em uma região conhecida como Green Lake, e foi acompanhada de um terremoto de três a quatro graus na escala Richter.
A fonte acrescentou que a cratera expeliu uma nuvem cinza, rochas e barro sobre a ilha, localizada cerca de mil quilômetros ao nordeste de Auckland (Ilha do Norte). A emissora afirmou que foi enviado um helicóptero para ajudar na tarefa de retirada dos técnicos do Ministério que se encontravam no momento da erupção na estação meteorológica da ilha. Segundo outros veículos, estariam 12 pessoas na ilha na hora do fenômeno, entre voluntários e membros do Ministério de Preservação.
A ilha foi sacudida desde o último domingo por vários sismos, embora técnicos do Instituto de Ciências Geológicas e Nucleares tenham dito que o vulcão não apresentava sinais de iminente erupção. O Raoul é um vulcão de 29 quilômetros quadrados e duas crateras, com a maior delas medindo 3,3 quilômetros. A última vez que o vulcão tinha entrado em erupção foi em 1964.
(EFE, 17/03/06)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u93737.shtml