Agência de Florestas do Amazonas se prepara para receber certificação do FSC
2006-03-17
A Agência de Florestas e Negócios Sustentáveis do Amazonas reuniu-se na tarde do último dia 15 para definir um modelo de certificação a conquistar junto ao FSC. Participaram da reunião alguns parceiros da Agência, como a Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Imaflora, Inpa, Ufam e Ibama, que destacaram pontos importantes na escolha de um modelo de certificação ideal para a mesma.
Um dos pontos levantados foi a importância de que o modelo viabilize o processo de certificação para os pequenos produtores, com vistas a diluir o custo dos procedimentos para estes. Outro ponto de interesse da Agência é que ela receba o selo de certificação como administradora de recursos florestais e promotora da comercialização de produtos certificados. Isso porque o papel da agência é agrupar produtores que partilhem princípios e interesses comuns do manejo florestal sustentável, manejando, cada um, uma área máxima de 500 hectares.
Na reunião, o grupo indicou que a Agência tem responsabilidade de administrar o manejo e o funcionamento do grupo de produtores, fornecer suporte técnico para elaboração dos planos de manejo e acompanhar sua execução, bem como o gerenciar e executar monitoramentos periódicos sobre as atividades desenvolvidas pelos agenciados.
E a Agência espera, das instâncias parceiras - geralmente, associações -, que firmem compromisso com as regras da certificação e funcionamento do grupo (inclusive regras de admissão e exclusão), gerenciem a produção de madeira e facilitem o acesso à área para vistorias e monitoramento.
Uma avaliação da trajetória da Agência e desse processo de certificação buscado aponta que todo o avanço da certificação foi viabilizado graças à vontade política do governo do Estado do Amazonas e à formação de uma equipe técnica que convive com produtores que demandam assistência para esse processo, além do comprometimento dos parceiros e do envolvimento do setor privado.
(Amazonia.org.br, 16/03/06)