MMA e Ibama monitorarão Mata Atlântica
2006-03-17
O Ministério do Meio Ambiente e o Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis anunciam no próximo dia 30 de março o Plano de Monitoramento e Controle da Mata Atlântica brasileira. O anúncio ocorrerá durante a COP8 - Conferência das Partes, em Curitiba (PR), que de 20 a 31 de março reunirá autoridades de 188 países mais a União Européia para debater a proteção da biodiversidade do planeta.
Com o Plano, desenhado com ajuda de organizações, o Ibama monitorará a Mata Atlântica por satélite, como faz desde 2004 na Amazônia. O Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais fornecerá ao Instituto imagens precisas, em tempo real, de possíveis desmatamentos, facilitando a intervenção in loco dos fiscais.
O Plano será anunciado pelo presidente do Ibama, Marcus Barros, e pelo diretor de Proteção Ambiental, Flávio Montiel. Eles consideram a execução do Plano “urgente”, pois restam apenas 7% da configuração original daquele bioma no Brasil. A Mata Atlântica, que chegou a ocupar 15% do território nacional, ao longo dos anos teve sua presença física reduzida a menos de 1%.
A aprovação do Projeto de Lei da Mata Atlântica (PL 750/93) pelo Congresso Nacional (após 14 anos de discussões) sedimentou as diretrizes legais para execução do Plano, que surge para fazer valer a Lei - é seu instrumento.
(Ibama, 16/03/06)