Estiagem diminui nível do Rio Caí e deixa agricultores preocupados
2006-03-17
Um metro e dez centímetros abaixo do marco zero. O calor e a falta de chuva estão fazendo com que a água do Rio Caí baixe a níveis até então impensados para o mês de março. As conseqüências, por enquanto, ainda não são desastrosas. Porém, em comparação com o mesmo período nos dois últimos anos, os 16 milímetros de precipitação que caíram no dia 3 de março são irrisórios para Montenegro e a região do Vale do Caí.
Ao contrário de outros 30 municípios do Rio Grande do Sul que estão com racionamento ou com problemas no abastecimento de água, a população e os agricultores do interior ainda possuem água. Poços e açudes ainda comportam mais alguns dias sem chuva. Na localidade de Linha Catarina, o citricul-tor Celso Zweibrücker diz ter se recuperado da seca nos meses de verão do ano passado. Não há problemas com a plantação de citros e o milho, o que faz o produtor projetar uma boa safra este ano. "Graças a Deus, ainda não temos problemas de falta d’água", frisa Celso, dono de uma propriedade de 15,5 hectares. Porém, se não chover nos próximos dias, o quadro se complicará.
A citricultura e as plantações de milho não estão sendo afetadas, mas os criadores de gado e a produção leiteira já sentem a falta de chuva. De acordo com o assessor especial da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA), Ubiratã Cittó, a porcentagem de perda desses produtores é baixa, mas alguns já procuraram a Administração em busca de ajuda. "Estão pedindo a reabertura de açudes para reserva de água", diz.
Segundo o chefe da unidade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Luiz Henrique Medeiros, o abastecimento de água na cidade está normal. Desde novembro do ano passado, a Corsan vem utilizando carvão ativado, diminuindo o odor no Rio Caí. Não há dados concretos, mas em março, devido à volta das férias e o reinício das aulas, o consumo aumentou.
Calor prossegue nos próximos dias
As altas temperaturas devem prosseguir nos próximos dias. Segundo o 8o Distrito de Meteorologia de Porto Alegre, a previsão é de calor hoje e chuvas no sábado e domingo. A temperatura deve chegar aos 38 graus nesta sexta-feira. A próxima semana inicia com chuva, mas os termômetros não devem baixar muito.
O tempo continuará quente em todo o Estado, inclusive na região do Vale do Caí. "O final da tarde e noite deste sábado e domingo deve ser de chuva", prevê o meteoro-logista Gil Russo. Também não deve chover forte no Rio Grande do Sul na semana que vem. (Éder Romeu Kurz/Jornal Ibiá, 17/03/06)