Ahmadinejad: ninguém pode privar-nos da tecnologia nuclear
2006-03-15
O presidente iraniano, o ultraconservador Mahmoud Ahmadinejad, afirmou na terça-feira (14/03) que ninguém pode privar o Irã da tecnologia nuclear pacífica, segundo informou a agência oficial de notícias iraniana, "Irna". "A tecnologia nuclear pacífica é um produto de nossos jovens e ninguém poderá nos privar dela", afirmou Ahmadinejad em um discurso aos cidadãos de Kirkan, na província de Klistan, no norte do país.
O presidente iraniano acusou "forças poderosas", as quais não identificou, de "lançar rumores e levar a cabo uma guerra psicológica para dizer que as atividades nucleares pacíficas não servem ao povo iraniano, e querem semear o desespero entre os iranianos". "Os ocidentais dizem que se o povo iraniano insiste em produzir energia nuclear pacífica não permitirão a Ahmadinejad viajar para seus países. Mas lhes respondemos dizendo que nós, por nossa parte, não queremos vê-los", acrescentou o governante.
Em seu discurso, o presidente iraniano confirmou que o Governo de Teerã continuará em seu caminho rumo à produção de energia atômica para uso pacífico, apesar das ameaças do Ocidente de isolar o país. As declarações de Ahmadinejad ocorrem poucas horas antes da reunião de hoje dos membros do Conselho de Segurança da ONU em Nova York para tratar da disputa nuclear iraniana, depois que os cinco membros permanentes deste organismo não chegaram a nenhum acordo em sua reunião de segunda-feira(13/03).
(EFE, 14/03/06)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2006/03/14/ult1808u60751.jhtm