Alemanha inicia vasto programa de pesquisa contra a gripe aviária
2006-03-16
O ministro alemão da Agricultura e Proteção ao Consumidor, Horst Seehofer, se propõe a acelerar o programa de pesquisa contra a gripe aviária, segundo declarou à imprensa alemã na quarta-feira (15/03). "Na próxima semana tentaremos na reunião do gabinete ministerial acelerar o vasto projeto de pesquisa contra a gripe aviária", disse Seehofer a uma emissora de rádio de Berlim.
O ministro disse que aguarda em um período previsível o desenvolvimento de uma vacina para as aves que torne supérfluos o seu confinamento em currais fechados e o sacrifício. Os pesquisadores alemães têm reparos a fazer nas vacinas existentes neste momento.
O Instituto de Saúde Veterinária Friedrich-Loeffler (FLI) considera que serão necessários vários anos para desenvolver uma vacina com a qual possam diferenciar animais infectados e imunizados. "Estamos longe de poder produzir essa vacina de forma maciça e econômica", disse o presidente do instituto Friedrich-Loeffler, Thomas Mettenleiter, ao jornal Sueddeutsche Zeitung, em declarações publicadas na quarta-feira (15/03).
O instituto Friedrich-Loeffler planeja conjuntamente com o Instituto Robert-Koch de microbiologia e virologia de Berlim vários projetos de pesquisa para determinar a propagação e o perigo do vírus da gripe aviária H5N1.
(APF, 15/03/06)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2006/03/15/ult1806u3574.jhtm