Tratado de Educação Ambiental em processo de revisão
2006-03-16
Refletir, debater e modificar são as palavras-chave do processo de revisão do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, que será discutido no dia 4 de abril, antecedendo o V Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental, em Joinville (SC). O Tratado é um documento internacional construído durante o Fórum Global, no Rio de Janeiro (RJ), em 1992 paralelo a Eco 92. Princípios e valores foram compartilhados, um plano de ação foi definido, do qual as organizações que assinaram o tratado comprometeram-se a implementá-lo. Também se definiu um sistema de coordenação, monitoramento e avaliação.
O Tratado inspirou muitas ações: determinou estratégias e programas de ONGs, redes de Educação Ambiental foram criadas e formuladas políticas públicas nos níveis local e nacional. No Brasil, o documento é referência da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA) e do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA).
O processo de revisão iniciou em novembro de 2005, no site do congresso (www.5iberoea.org.br). Educadores e educadoras foram convidados a responder um questionário, onde avaliam e opinam sobre o documento. Moema Viezzer, coordenadora do processo atual e da equipe facilitadora do Tratado na Rio 92, acrescenta: "Chegou a hora de nos perguntarmos: o tratado continua atual? Que ações inspirou e como vamos articulá-lo com as iniciativas previstas para a Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável?".
As contribuições já realizadas no site de novembro/05 a fevereiro/06 compõem um relatório preliminar que será avaliado no dia 4 de abril. Viezzer adianta que os educadores estão evidenciando uma maior ênfase na implementação do Tratado. Além disso, segundo as respostas, é necessário ampliar as ações com os jovens, os gestores públicos e as instituições de ensino e pesquisa. Até junho, educadores e educadoras podem participar do processo de avaliação através do site.
(Jornal do Meio Ambiente, 16/03/06)