Novos estudos sobre a Amazônia são apresentados
2006-03-16
Os relatórios finais dos estudos diagnósticos setoriais, realizados nos nove Estados da Amazônia Legal foram apresentados à sociedade e à comunidade política e científica, na última segunda-feira, 13/03, durante o SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS ESTUDOS PREPARATÓRIOS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AMAZÔNIA - PDSA. O encontro aconteceu auditório da Agência de Desenvolvimento da Amazônia - ADA. Os estudos foram realizados no âmbito do Projetos de Ações Integradas para o Planejamento do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia - PRODESAM, e são fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Agência de Desenvolvimento da Amazônia -ADA e a Organização dos Estados Americanos - OEA. O próximo passo será a contratação de uma consultoria para aglutinar os trabalhops produzidos pelos pesquisadores que elaboraram os diagnósticos setoriais, que serão somados ao estudo de identificação dos Arranjos Produtivos Locais - APL, e às Contas Ascendentes, já elaborados. O trabalho deverá estar configurado até junho deste ano e servirão de base para a elaboração do PDSA.
Nove setores foram considerados estratégicos para o desenvolvimento da Amazônia Legal e avaliados pelos pesquisadores, que atuaram sob orientação da Coordenação de Planejamento Estratégico - COPLAGE - da ADA. Os estudos são resultado de uma ampla pesquisa realizada por especialistas disponibilizados pela UFPA/Fadesp para a realização da consultoria, sobre as atividades econômicas que mais apresentam relação entre capacidade produtiva, potencial para geração de renda e qualidade de vida aos atores locais.
Com o resultado das consultorias será possível mapear as atividades produtivas por estado e localidade e subsidiar a ADA na elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (PDSA). Os estudos mostram os seguintes setores produtivos: produção rural (familiar empresarial);produção de pescado (industrial e artesanal);infraestrutura física (energia, telecomunicações e transporte);turismo;comércio (formal e informal);transformação (industrial, manufatureira e artesanato indígena);produção mineral (industrial e garimpeira);serviço de transporte (fluvial e terrestre);serviço financeiro (bancos e microcrédito).
(ADA - Agência de Desenvolvimento da Amazônia, 15/03/06)