Vazamento de amônia mobiliza bombeiros em Rio Grande
2006-03-16
Um vazamento de amônia em uma indústria de beneficiamento de pescados de Rio Grande, ocorrido na manhã de ontem, mobilizou o Corpo de Bombeiros. Dez funcionários que estavam no interior da fabrica, próximo ao local onde houve o derramamento do produto, passaram mal devido ao forte cheiro e tiveram de ser encaminhados para atendimento no Pronto Socorro da Santa Casa.
De acordo com sargento Walmir Vieira Bicca, o acidente ocorreu por volta das 8h, em uma fábrica localizada na rua dos Dragões, próximo à avenida Presidente Vargas, no Parque. Segundo a direção da indústria, a solda de um dos conjuntos frigoríficos da sala de máquinas se rompeu, ocasionando o vazamento. Quando os bombeiros chegaram ao local, as vítimas já estavam sendo socorridas e levadas ao hospital.
O sargento explicou que os servidores isolaram a área e contiveram o vazamento com o auxílio de funcionários da empresa, fechando a válvula de acesso ao tanque. No pronto socorro, duas vítimas precisaram receber oxigênio. Além disso, uma mulher teve de ser submetida a exames mais específicos para avaliar seu estado de saúde. Todos foram liberados no final da manhã.
Muitos moradores da área relataram que sentiram dor de cabeça e dificuldade de respirar por causa do cheiro forte de amônia. A solução foi fechar portas e janelas das casas. Uma moradora das proximidades da empresa disse que ficou assustada, pois não sabia quais riscos o acidente representaria para a comunidade local. Ela contou que o cheiro de amônia é constante na área, mas o acidente de ontem a deixou apreensiva devido à grande movimentação de equipes de socorro.
(CP, 16/03/06)