Tempestades solares devem aumentar até 50% nos próximos anos, alertam cientistas
2006-03-15
A freqüência das tempestades solares, que são fenômenos astronômicos capazes de afetar o funcionamento de satélites, da rede elétrica e de aparelhos eletrônicos, deve aumentar em até 50% nos próximos anos, preocupando cientistas de diferentes países. De acordo com a projeção do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos EUA ("NCAR" na sigla em inglês), a atividade das tempestades solares deverá aumentar entre 30% e 50%, devido ao início de um novo ciclo do Sol, que começará daqui cerca de dois anos.
Este novo ciclo de atividade, que tem uma duração média de onze anos e deverá iniciar entre o final do próximo ano e o início de 2008, poderá intensificar as panes em satélites, as perturbações no sistema de comunicações e os cortes de energia em todo o planeta. A previsão do NCAR se baseia em modelos inéditos de previsão, que são capazes de relacionar os dados históricos de observações solares, as informações sobre a movimentação do plasma no interior do Sol, o número de manchas solares e as variações do campo magnético solar.
A expectativa dos pesquisadores é de que este novo modelo possa ser aperfeiçoado nos próximos anos, e com uma projeção mais precisa das flutuações das tempestades solares, será possível evitar maiores transtornos nos sistemas de comunicação.
(Último Segundo, 10/03/06)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/saude/2300001-2300500/2300440/2300440_1.xml