ONG promove hoje manifestação contra a Farra do Boi em 14 cidades do país
2006-03-15
A Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA, na sigla inglesa) realizará hoje (15) um ato contra a Farra do Boi em 14 cidades do país. Na festa, que ainda ocorre em Santa Catarina, o boi é solto no meio da multidão, que tenta, com paus, chicotes e objetos cortantes, vencê-lo pelo cansaço ou feri-lo mortalmente.
O festival foi proibido pela Justiça em 97, mas continua sendo praticado. No fim de semana, houve flagrantes em Navegantes e Bombinhas. Na Semana Santa, há um aumento dos registros.
Quatro ONGs devem entrar nesta semana com representações contra o governador, Luiz Henrique (PMDB), e o diretor de marketing da Santur (órgão oficial de turismo), Valdir Walendowsky. Luiz Henrique disse que é preciso "respeitar a raiz cultural desse evento". Walendowsky afirmou que "a história não pode se perder.
A estimativa é que ao menos mil pessoas participem dos atos em Brasília, Salvador, Recife, Santa Maria, São Paulo, Ribeirão Preto, Jundiaí, São Caetano, Curitiba, Rio, Petrópolis, Florianópolis, Blumenau e Itajaí.
O comandante da PM-SC, coronel Bruno Knihs, disse que o governador tem determinado o cumprimento da lei. A reportagem não conseguiu contato com a assessoria do governador. A Santur informou que Walendowsky está desautorizado a dar declarações em nome do órgão. (Agencia Folha, 15/3)