Produtores farão rodízio para não secar o Piquiri
2006-03-15
Os produtores de arroz da localidade do Piquiri terão que adotar um sistema de rodízio no bombeamento de água do Rio Piquiri toda vez que a estiagem castigar a região. Sempre que o nível da água estiver abaixo do normal, quatro grupos de produtores irão se revezar no recalque.
Em acordo assinado pela Comissão da Sub-bacia do Rio Piquiri, ficou definido que o bombeamento será de dois dias para cada grupo. O Comitê do Baixo Jacuí, presidido por Fernando Bernál, é que está incentivando os produtores a se organizarem para não ficar sem água em suas lavouras no período da seca.
Se houver disponibilidade de água, não será preciso o sistema de rodízio, que visa garantir que os produtores que estão na parte mais baixa do rio também tenham água para irrigar suas lavouras de arroz. O acordo assinado pelos produtores é válido até o dia 30 de maio, já que após esta data nenhuma lavoura precisará do bombeamento de água. Este acordo assinado pelos produtores do Piquiri foi o primeiro e deverá ser copiado por outras regiões onde o fornecimento de água fica prejudicado nos períodos de estiagem.
(Jornal do Povo, 14/03/06)