Onda de tornados atinge EUA e mata ao menos dez
2006-03-14
Uma série de fortes tornados que atingiu a região do meio-oeste dos Estados Unidos matou ao menos dez pessoas e danificou grande parte da cidade de Springfield (capital do Illinois), informaram autoridades. Os tornados atingiram o leste do Kansas, Missouri, Illinois e Indiana no domingo e na segunda-feira (13/03). Fortes ventos carregaram um contêiner do Aeroporto Internacional do Kansas, jogando-o contra vários veículos.
Chuvas de granizo foram registradas em diversos condados do Missouri. As tempestades também atingiram os Estados do Oklahoma e do Arkansas. Fortes chuvas inundaram ruas em Indiana, onde um homem morreu afogado no domingo, segundo o porta-voz do Departamento de Segurança Doméstica, Andy Zirkle. No Missouri, quatro corpos foram encontrados em escombros de casas perto de Renick (centro-norte). No sul do Estado, um homem de 63 anos morreu após a passagem de um tornado por Marionville. Outros dois corpos foram encontrados perto de Sedalia e no Condado de Henry.
Um segundo tornado matou duas pessoas durante o final de semana no sul de Saint Louis (capital). O prefeito de Springfield, Tim Davlin, afirmou que praticamente "todos os quarteirões da cidade" sofreram com a passagem do tornado. "É surreal", afirmou o prefeito nesta segunda-feira, no Centro de Operações de Emergências da cidade. No nordeste de Oklahoma, um tornado destruiu entre 25 e 50 casas no Condado de Delaware, perto da cidade de Oaks. Ao menos 12 pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas, mas sem gravidade.
(Folha Online, 13/03/06)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u93585.shtml