Bolívia e Uruguai retomam acordo sobre o gasoduto
2006-03-14
A Bolívia e o Uruguai decidiram retomar o acordo energético para a construção de um gasoduto ligando os dois países ou uma termoelétrica binacional. O acordo foi anunciado em uma declaração conjunta dos presidentes Evo Morales, da Bolívia, e Tabaré Vásquez, Uruguai, feita durante o encerramento de uma breve visita oficial do governante uruguaio a La Paz, a primeira de um mandatário estrangeiro desde que o líder indígena assumiu a presidência boliviana em janeiro.
A declaração afirma que para cumprir com os objetivos de integração energética estabelecidos em um memorando de entendimento acertado em agosto de 2004, uma comissão técnica mista definirá o mais rápido possível o projeto mais viável. Morales e Vásquez definiram como alternativas a venda de energia termoelétrica boliviana para o Uruguai a partir de uma central localizada em território boliviano ou a construção e administração conjunta de um gasoduto. A Bolívia tem a segunda maior reserva de gás natural da América do Sul, com 48,7 bilhões de pés cúbicos e exporta esse produto somente para a Argentina e Brasil.
(Gazeta Mercantil, 14/03/06)
http://www.gazetamercantil.com.br/pt/Jornal/noticia.aspx?CodNoticia=162367865&NomeEditoria=Energia%20&%20Saneamento&CodEditoria=1001