Presidentes acertam um programa de uso de etanol
2006-03-14
O setor energético foi um dos principais temas abordados na segunda-feira (13/03) na reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Guatemala, Oscar Berger. Os dois decidiram acelerar o início das ações de cooperação técnica para viabilizar o desenvolvimento de um programa de uso de etanol combustível no país centro-americano à luz das experiências brasileiras.
Em setembro do ano passado, foi assinado um protocolo de intenções para a realização de intercâmbio na área. A cana-de-açúcar é um dos principais insumos agrícolas produzidos na Guatemala. Ficou acertada também a troca de experiências sobre geração de energia elétrica por meio de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), na prospecção e exploração de petróleo na Guatemala e produção e utilização de biodiesel.
Brasil e Guatemala assinaram ontem um acordo sobre cooperação na área de Defesa. Ficou acertado que os dois países trocarão informações e experiências em planejamento e pesquisa militar e logística. As Forças Armadas de ambos realizarão exercícios conjuntos de treinamento e também firmarão programas de cooperação para a aquisição de produtos e serviços. Essa é a primeira visita de um presidente da Guatemala ao Brasil.
O presidente Lula afirmou ainda que o ministro do Desenvolvimento Luiz Fernando Furlan, deve liderar uma missão empresarial brasileira à Guatemala até o início do mês que vem. Os objetivos da viagem são elevar os investimentos brasileiros naquele país e tentar firmar parcerias entre empresas brasileiras e guatemaltecas visando o mercado norte-americano, aproveitando as tarifas preferenciais.
Outra meta dessa missão comercial é amenizar a vantagem brasileira no comércio bilateral com a Guatemala, o qual atingiu um volume recorde de US$ 335 milhões em 2005. O presidente Lula afirmou que, apesar das exportações guatemaltecas ao Brasil terem apresentado crescimento nos últimos meses, a redução das assimetrias é um compromisso de seu governo.
Em pronunciamento feito no Itamaraty após almoço oferecido a Berger, o presidente Lula destacou a parceria existente entre os dois países em temas da agenda internacional. Citou os exemplos da participação da Guatemala no G-20 nas negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC) e o apoio de Berger à aspiração brasileira de ocupar uma vaga permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
Sobre as negociações na OMC, o presidente citou a tentativa de organizar uma reunião de cúpula, em maio, entre representantes de países da América Latina e da União Européia para que o processo de negociação não acabe em impasse.
(Gazeta Mercantil, 14/03/06)
http://www.gazetamercantil.com.br/pt/Jornal/noticia.aspx?CodNoticia=162368017&NomeEditoria=Nacional&CodEditoria=18