Publicação sobre monitoramento ambiental de microbacias é lançada na Expodireto Cotrijal 2006
2006-03-14
A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) irá lançar durante a Expodireto Cotrijal 2006 o boletim técnico 17. O tema abordado na publicação é o projeto de monitoramento ambiental das microbacias hidrográficas dos municípios de Agudo, Cristal e Arvorezinha, áreas de intensa produção fumageira, e Maximiliano de Almeida, onde predominam lavouras de soja e milho e criação de aves e suínos. A apresentação da obra vai ser no dia 17 de março, às 14h, no estande da instituição da feira promovida em Não-me-toque de 13 a 17 de março.
Conforme os organizadores da publicação, André Dabdab Abichequer e Lauro Bassi, o objetivo do projeto é “monitorar o impacto da promoção de práticas conservacionistas e de manejo do solo e do ambiente adotadas pelos agricultores e financiadas pelo Programa RS Rural”. Os agrônomos explicam ainda que as principais características observadas foram a água, o solo, a flora e a fauna.
A equipe de técnicos também realizou a análise socioeconômica dos municípios. Entre as informações apuradas está o apontamento da existência de uma melhoria nas condições de saneamento básico das famílias e do saneamento ambiental. “Outra prática realizada foi a proteção física das fontes de abastecimento doméstico e de seu entorno, visando a tornar potável a água de consumo familiar. Nas microbacias em Arvorezinha e Cristal atingiu-se um índice superior a 90% das propriedades com proteção de fontes. No município de Agudo, este índice chegou a 60%, necessitando intensificar as ações nesta microbacia”, também apontam os autores.
O Projeto de Monitoramento Ambiental de Microbacias Hidrográficas é resultado de uma parceria coordenada pela Fepagro, na qual participaram técnicos do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Emater/RS–Ascar. As análises foram desenvolvidas de 2001 a 2005 e os dados levantados no estudo deverão ser usados para projetar novas ações de desenvolvimento e pesquisa para as regiões e outras áreas com perfis semelhantes a essas localidades.
Os interessados podem obter mais informações sobre como solicitar o boletim técnico pelo e-mail editoracao@fepagro.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3288.8050.
(Assessoria de Comunicação Social da Fepagro, 13/03/06)