Alemanha detecta vírus H5N1 da gripe aviária em novo mamífero
2006-03-11
O vírus H5N1 da gripe aviária foi detectado em uma marta [mamífero semelhante à doninha] na Alemanha, informou um laboratório alemão na quinta-feira (09/03), indicando que a doença está se disseminando entre mamíferos. O laboratório Friedrich-Loeffler confirmou a presença do vírus na marta, encontrado na ilha de Ruegen, no norte da Alemanha, em 2 de março.
O animal foi encontrado na região de Wittow Ferry da ilha, onde o vírus já havia sido registrado em gatos e aves. O mamífero foi sacrificado por um veterinário do governo, segundo o instituto. A descoberta ocorrida no mês passado que o vírus havia passado de aves para gatos em Ruegen fez crescer o receio sobre a capacidade de disseminação do vírus. Gatos infectados também foram achados na Áustria.
"A presença do H5N1 em uma segunda espécie de mamífero não é surpreendente", afirmou Till Backhaus, do Ministério regional da Agricultura, em um comunicado. "Gatos e martas têm características semelhantes." Especialistas acreditam que os gatos se contaminaram pelo vírus ao comer aves infectadas.
Sérvia
Um cisne selvagem morreu no noroeste da Sérvia devido ao H5N1 --o primeiro caso confirmado da doença na região do Báltico, segundo o Ministério da Agricultura. Amostras do cisne --encontrado em 28 de fevereiro na fronteira com a Croácia-- foram enviadas a um laboratório de referência da União Européia (UE) em Weybridge, no Reino Unido, para confirmação dos resultados. A ave foi encontrada perto do rio Danúbio, em Backi Monostor, 170 km ao noroeste de Belgrado, segundo autoridades. Casos de H5N1 foram registrados em aves da Romênia, Croácia, Bósnia, Bulgária e Hungria.
(Folha Online, 09/03/06)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u93412.shtml