África deve criar fundo contra gripe aviária, diz OMS
2006-03-11
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Leo Jong-Wook, alertou os países africanos a não contarem só com as nações ricas para ajudá-los a combater a gripe aviária. Jong-Wook pediu aos governos africanos que usem seus próprios recursos para criar um fundo de emergência para lidar com a doença.
Durante visita ao Quênia, o diretor da OMS pediu mais US$ 750 milhões em ajuda internacional para combater a gripe aviária. É necessária a intensificação de esforços para que os países se preparem para um possível surto da doença, depois de constatados na África Ocidental casos de contaminação pelo vírus H5N1, que é letal.
Sacrifício
A correspondente da BBC na África Oriental, Karen Allen, diz que a maior parte da indústria de criação de frangos no continente trabalha em pequena escala, em empresas familiares. A OMS prevê que os fazendeiros vão relutar em sacrificar aves com aparência saudável sem o pagamento rápido de uma indenização. Jong-Wook alertou que as compensações devem representar um grande peso para os governos africanos.No começo desta semana, o governo da Nigéria começou a pagar indenizações a fazendeiros cujas aves tinham sido mortas por causa da gripe do frango. Os fazendeiros consideraram o pagamento insuficiente.
A Nigéria foi o primeiro país da África a confirmar a ocorrência de casos da gripe aviária, que já se espalhou pelo país. Até agora, não foi constatada a contaminação de seres humanos no continente, mas a ONU já alertou para a possibilidade de um desastre regional se o vírus continuar a se disseminar.
(BBC, 09/03/06)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2006/03/060309_gripeaviariaafrica.shtml