Presidente da Convenção pede compromisso aos participantes para definir rotulagem de transgênicos
2006-03-14
A presidente da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP), Nasron Fatimah Raya, disse para os participantes da Reunião das Partes (Países Membros) do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP-3) que é preciso definir as regras da rotulagem e da identificação de organismos geneticamente modificados (OGMs, conhecidos como transgênicos) na alimentação humana e para o uso em ração animal.
"Precisamos assumir o compromisso de não sairmos de Curitiba sem resolver essa questão, que é crucial para países em desenvolvimento", disse Raya. Ela lembrou que ainda existem itens pendentes da MOP-2 – realizada em Montreal (Canadá) em janeiro de 2005 –, que terão que ser definidos até a próxima sexta-feira (17), quando termina o evento.
A reunião da Convenção das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-8) é a principal instância decisória dentro da Convenção sobre Diversidade Biológica, que estabelece normas e princípios para o uso e a proteção da diversidade biológica em cada país signatário. Já na reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP-3) os representantes dos países que assinaram o Protocolo de Cartagena sobre Diversidade Biológica analisam documentos e tomam decisões sobre as medidas necessárias à implementação e ao cumprimento do protocolo.
(Radiobras, 13/03/06)