Tecnologias podem ajudar no combate ao aquecimento global
2006-03-14
Novas tecnologias industriais e idéias inovadoras podem ajudar a cortar as emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) e colaborar na luta contra o aquecimento global – é que acreditam cientistas e especialistas em clima reunidos pelo Banco Mundial. Entre as novas tecnologias, “captura e seqüestro de carbono” são as que mais convertem, e as negociações do direito de emitir carbono no mercado financeiro tem recebido um grande impulso durante a reunião.
Alguns cientistas propõem uma nova concepção para unir todos os diferentes métodos de se cortar as emissões de GEE de maneira que esse importante processo traga para cada setor individualmente uma contribuição na estabilização do clima mundial. “Nós devemos esperar pelas novas tecnologias ou nós já possuímos as tecnologias hoje para lidar com as mudanças climáticas?” – questionou Robert Watson, cientista chefe e assessor sênior do Banco Mundial na abertura da conferência sobre energia.
Os Estados Unidos, que se recusam a assinar o Protocolo de Kyoto, têm investido em novas tecnologias para reduzir a poluição. Mas os signatários de Kyoto não acreditam que a tecnologia sozinha possa realmente fazer com que atinjam seus compromissos de reduzir as emissões de GEE em 5% até 2012, em relação os níveis de 1990. “Países que decidiram apostar nas tecnologias devem ter a responsabilidade de contar ao mundo se elas estão funcionando ou não”, diz o ministro do Desenvolvimento e Cooperação dos Países Baixos, Agnes Van Ardenne.
Captura e seqüestro de carbono foram mostradas como tecnologias promissoras por Robert Socolow, especialista em Energia e Meio Ambiente da Universidade de Princenton. Ele fez testes na Noruega e Argélia, ele disse, e disse que BP está prestes a anunciar o principal projeto de captura de carbono na Califórnia (EUA). A técnica consiste em capturar as emissões de carbono das empresas de energia e injetá-las no fundo do oceano, onde podem permanecer “seqüestradas” por milhares de anos. Esta é uma parte da teoria "stabilization wedges" de Socolow – que define setores onde os maiores esforços devem fazer a diferença na luta contra o aquecimento global.
Publicada na Science Magazine em agosto de 2004, a teoria de Socolow alerta para a solução dos problemas climáticos globais em 50 anos utilizando-se a s tecnologias atuais. A base prevê desenvolvimento de fontes renováveis de energia em 15 setores, incluindo novos sistemas de propulsão para veículos, seqüestro de carbono, energia nuclear, biomassa e meio ambiente. De acordo com Socolow, se um avanço significante em sete desses 15 setores for alcançado, os níveis mundiais de dióxido de carbono em 2055 serão os mesmos de 2005.
No mundo financeiro, o desenvolvimento de mercados para se negociar direitos de poluição está sendo usado crescentemente como uma ferramenta de política ambiental para controlar a poluição.
(CarbonoBrasil, 13/03/06)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=23595