Irã disposto a negociar, exceto no caso do enriquecimento de urânio
2006-03-08
O Irã anunciou na quinta-feira (09/03) que está disposto a debater seu polêmico programa nuclear, apesar do mesmo ter sido colocado à disposição do Conselho de Segurança da ONU, mas se nega a voltar atrás na decisão de enriquecer urânio em seu território. "A República Islâmica do Irã está disposta a cooperar com a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) para obter seus direitos, mas não aceitará uma politização do caso", disse Abdol Reza Rahmani Fazli, funcionário do Conselho Supremo de Segurança Nacional.
A AIEA celebrou uma reunião sobre a questão iraniana na quarta-feira e enviará ao Conselho de Segurança da ONU um relatório de seu diretor-geral Mohamed ElBaradei. O documento pede ao Irã que suspenda todas as atividades nucleares sensíveis e que coopere ativamente com a agência para garantir que seu programa atômico não tem objetivos militares. "O Irã não cederá em seu direito à pesquisa e desenvolvimento porque isto é contrário à vontade do povo iraniano", reiterou Rahmani Fazli.
Teerã reiniciou as atividades de enriquecimento de urânio a um nível muito baixo, com o objetivo declarado de pesquisa. Os países ocidentais não aceitam que o Irã controle este procedimento, que permite tanto obter combustível para uma central nuclear como o material base para uma bomba atômica.
(AFP, 08/03/06)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2298501-2299000/2298658/2298658_1.xml