Ministros da UE querem mais restrições a poluição por carros
2006-03-10
Os ministros do Meio Ambiente da União Européia pediram na quinta-feira (09/03) que o bloco imponha regulamentações mais rígidas nas emissões de poluentes por carros novos, para melhorar a qualidade do ar. A Comissão Européia, o Executivo da UE, apresentou em dezembro suas propostas, chamadas "Euro 5", que exigiram cortes de 80 por cento nas emissões de partículas por carros a diesel e de 20 por cento nas emissões de óxidos de nitrogênio, em relação aos níveis atuais.
Para os carros movidos a gasolina, as propostas prevêem o corte de 20 por cento nas emissões de óxidos de nitrogênio e de 25 por cento nas de hidrocarbonetos. As propostas, que têm de ser aprovadas pelos Estados-membros da UE e por seus parlamentares, podem entrar em vigor em meados de 2008, mas os ministros do Meio Ambiente do bloco, reunidos na quinta-feira, afirmaram que devem ser estabelecidos cortes mais ambiciosos.
"Vários países-membros já indicaram que querem medidas mais ambiciosas", disse o ministro do Meio Ambiente da Áustria, Josef Proell, numa entrevista coletiva após a reunião. A Áustria é a atual detentora da presidência rotativa da UE. "Eles argumentaram que isso permite à indústria que faça planejamentos com um grau maior de certeza".
A maioria dos 25 países que fazem parte do bloco é favorável a regras mais rígidas. França, Itália e República Tcheca foram contra, afirmou um participante da reunião. As partículas podem causar câncer e problemas cardiovasculares, enquanto os óxidos de nitrogênio são responsabilizados por doenças pulmonares e por contribuir para a formação de ozônio, afirmam ambientalistas.
Os novos padrões também seriam aplicados a todos os carros importados pela UE. Isso significa que produtores dos Estados Unidos e da Ásia terão de se unir às gigantes automotivas da Alemanha e da Itália na redução das emissões dos veículos novos.
(Reuters, 09/03/06)
http://www.swissinfo.org/spt/swissinfo.html?siteSect=143&sid=6536663&cKey=1141935618000