Governo português prepara inauguração de reservas de gás natural
2006-03-10
O projecto de 100 milhões de euros que visa a construção da primeira reserva de gás natural em Portugal, no Carriço, está praticamente concluído. Propriedade da Transgás, empresa controlada pela Galp Energia, a estrutura deverá passar em breve para as mãos da Rede Eléctrica Nacional. Em declarações ao Diário de Notícias, o presidente da REN, José Penedos, admitiu que o processo de transferência deverá estar concluído no final deste mês, antes da assembleia geral da Galp, que decorrerá dia 31.
As reservas pretendem garantir o abastecimento aos consumidores durante 20 dias em caso de corte ou falha do fornecimento externo ao país. A estrutura dista cerca de 30 quilômetros do gasoduto principal, ligando-se através de um ramal com esse comprimento. Localizadas no Carriço, perto de Pombal, numa propriedade com cerca de 45 hectares, as reservas utilizam cavernas antigas de sal gema, ficando o gás armazenado à profundidade de 1000 metros.
Estão já prontas duas destas cavernas, existindo mais duas em preparação para entrarem em funcionamento em 2007 e 2008. As quatro cavernas permitem um armazenamento de 160 milhões de metros cúbicos de gás, mas poderão ser construídas ainda mais cinco, em função das necessidades do país. O projecto emprega 20 pessoas e compreende ainda uma estação de superfícies que realiza as operações físicas de movimentação do gás natural de e para o gasoduto, avança o Diário de Notícias.
(Ambiente Online, 09/03/06)
http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=3691