A Alemanha quer ser campeã do meio ambiente com o Green Goal
2006-03-09
A Alemanha quer ser campeã do meio ambiente: é a primeira vez que um programa de alto nível, a Iniciativa Green Goal, apoiada pelo Ministério do Meio Ambiente, irá acompanhar a Copa do Mundo de Futebol. Com base numa ampla análise, o Comitê Organizador (OK) formulou objetivos mensuráveis para todos os setores da defesa do meio ambiente: 20% menos resíduos e 20% menos consumo de energia nos estádios e uma cota de no mínimo 50% de torcedores que vão para os jogos em transporte público.
Mas mesmo quando todos estes objetivos nos estádios e em volta deles tenham sido alcançados, surgem efeitos negativos ao clima, por exemplo, através de um aumento do tráfego. Trata-se de uma ordem de grandeza de cerca de 100000 toneladas de emissão de gases de efeito estufa. O emprego eficiente de energia, o aproveitamento de fontes de energias renováveis e o fomento de meios de transporte inócuos ao meio ambiente diminuem as emissões, mas não podem evitá-las totalmente.
Por isso, o OK apóia os projetos de defesa do clima em países semi-industrializados e em desenvolvimento. A Confederação Alemã de Futebol, por exemplo, investe 500000 euros na construção de instalações biológicas na região de Tamil Nadu, no sudeste da Índia. Apenas através deste projeto pode ser compensado cerca de um terço das emissões. Além do mais, a defesa global do clima é promovida assim com rentabilidade, sendo também uma contribuição para o desenvolvimento.
Com isso, a Alemanha fica mais próxima da sua meta de organizar a primeira Copa do Mundo inócua ao clima. Na Alemanha, fica a cargo dos responsáveis pelos estádios e das cidades da Copa a decisão de que setores ambientais serão prioritários. Os responsáveis pelo estádio Westfalenstadion (foto acima), por exemplo, são detentores do prêmio Europäischer Solarpreis, pelas instalações fotovoltaicas e o emprego de energia solar. E em Berlim, a percentagem do transporte público no trânsito aos estádios já é hoje de 70%. Neste particular, Berlim é a campeã entre as cidades da Copa do Mundo.
(Gazeta do Sul, 07/03/06)
http://gazeta.via.com.br/default.php?arquivo=_ultimas.php&intIdUltimaNoticia=26907