Assento ventilado em veículos pode ajudar e economizar combustível, diz pesquisa nos EUA
2006-03-09
Alguns pesquisadores do governo apareceram com uma nova idéia para melhorar a economia de combustível – o banco ventilado. O Laboratório Nacional de Energia Renovável do Departamento de Energia relatou dia 2 de março que se cada carro e caminhão nas estradas americanas estivesse equipado com assentos ventilados, o consumo de gasolina relacionada ao ar condicionado poderia ser reduzido em 7,5%, salvando assim 522 galões de combustível por ano.
Os assentos testados contam com dois ventiladores que sugam o ar quente e a umidade através de um couro perfurado e manda para longe do motorista ou dos passageiros. Assentos ventilados fazem os motoristas se sentirem mais refrescados, então eles poderiam economizar combustível ao baixar um pouco a potência do ar condicionado, em teoria.
“Mas tente pensar em um cara dirigindo pelo Mississippi em um dia quente de julho”, disse David Caldwell, um porta-voz da Cadillac.
Os assentos, ComfortCools, fabricados pelo WET Automotive Systems da Alemanha, são oferecidos como opcional no Cadillac STS. E Caldwell disse que 30 a 40% dos modelos STS são comprados com assentos ventilados, mas somente como parte dos pacotes de luxo de U$ 3mil a U$ 10mil também incluem alguns opcionais (incluindo um volante aquecido) que gasta mais combustível. Intimamente ligado ao assento ventilado está o assento aquecido e climatizado com uma unidade de refrigeração independente, que já pode ser visto em um número cada vez maior de veículos de luxo.
(NYT, 08/03/06)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/nytimes/2296001-2296500/2296344/2296344_1.xml