Estiagem castiga a área rural de Mariano Moro
2006-03-09
A região do Alto Uruguai conta com mais um município em situação de emergência por causa da falta de chuvas. O prefeito de Mariano Moro, Cleimar da Rosa, assinou o decreto nesta semana. O município, que está localizado a 30 quilômetros da divisa com Santa Catarina, teve apenas chuvas esparsas, enquanto, em algumas cidades próximas, as precipitações praticamente acabaram com a estiagem.
De acordo com o secretário municipal da Agricultura, Mauri Sperandio, a prefeitura transporta, em caminhão-tanque, 8 mil litros de água por dia para abastecer propriedades rurais. As localidades mais atingidas são Porto Brum, Três Pinheiros, São Valentim e São Domingos.
A água é apanhada diariamente no lago da barragem do rio Uruguai. Segundo a Cotrel, em fevereiro, choveu apenas 36 milímetros em Mariano Moro. Um laudo agrícola indica quebra de 60% no milho, 45% na soja, 50% no feijão e 51% na safrinha. Também estão em situação de emergência na região do Alto Uruguai os municípios de Barra do Rio Azul, Viadutos, Marcelino Ramos, Áurea e Centenário.
(CP, 09/03/06)