Parque eólico de Osório já possui três cata-ventos gigantes erguidos
2006-03-08
O parque eólico de Osório já conta com três dos 75 aerogeradores erguidos. “Até o dia 15 de março, o quatro cata-vento gigante estará em pé”, garante o secretário estadual de Energia, Minas e Comunicações, Valdir Andres. A subestação de energia construída no canteiro de obras está em fase final de montagem para iniciar os testes de geração de energia. A linha de transmissão de energia já está concluída. “O cronograma de obras está sendo implementado em ritmo acelerado”, destaca o secretário.
Andres ainda diz que o parque dos Índios já conta com seis bases estaqueadas. No parque Sangradouro, as 25 bases já estão prontas para começar a receber as torres. Já se encontram no parque os anéis para construção de 12 das 25 torres do Sangradouro.
Os três parques já contam com 10 km de estradas internas. No total dos três sítios – Osório, Índios e Sangradouro – serão gerados 150 MW de potência instalada. “Vale destacar que cerca de 40 empresas, grande parte delas gaúchas, foram contratadas para a execução das obras, criando 650 trabalhadores no canteiro de obras, com acesso pela rodovia RS 290, km 81, às margens da Lagoa dos Barros.
“Esta é a maior obra em construção hoje no Estado. Osório, conhecida como a capital dos ventos, já vive momentos de desenvolvimento e prosperidade, puxados por aquele que será o maior parque da América Latina”, ressalta. Outras 200 vagas foram criadas em Gravataí, onde os módulos de concreto são montados antes de irem a Osório, e mais 450 postos de trabalho foram abertos em Sorocaba (SP), que produz os aerogeradores. No total, são 1,3 mil empregos diretos e cerca de 1,5 mil indiretos gerados com o parque eólico de Osório.
(Informações da Secretaria de Energia, Minas e Comunicações-RS)