COP- 8 terá 240 eventos paralelos
2006-03-08
A Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) aprovou 240 side events para a 8ª Conferência das Partes (COP-8), que acontece entre os dias 20 e 31 de março, em Curitiba. A lista preliminar pode ser consultada no link http://www.biodiv.org/register/side-events/list.aspx?mtg=COP-08. O calendário definitivo deve ser divulgado na próxima semana.
"É um número recorde. Em nenhuma COP anterior houve tanta demanda", destaca o coordenador geral de Conservação da Biodiversidade do MMA, Braulio Ferreira de Souza Dias. Do total aprovado pela CDB, 19 iniciativas estão ligadas ao Ministério do Meio Ambiente e vinculadas (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, Agência Nacional de Águas e Jardim Botânico do Rio de Janeiro).
Outras 25 também são propostas sobre o Brasil, oriundas de diversas institutições proponentes. Bráulio explica que os chamados side events são encontros técnicos, com temas bem específicos, e direcionados aos delegados e observadores especialistas que participam da COP. Normalmente ocorrem em forma de mesa-redonda, com exposição e discussão com o público.
Segundo o coordenador, na COP-8 haverá predominância de discussões em torno de assuntos de interesse do Brasil e da América Latina e de temas globais. "Há poucos eventos específicos sobre outros continentes", destaca Bráulio. Em Curitiba, os side events ocorrerão em dois horários, sempre no intervalo da reunião oficial: das 13h15 às 15h e das 18h30 às 20h15.
Outros 36 side events acontecem em paralelo à 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP-3), que antece a COP-8, de 13 a 17 de março. A lista pode ser acessada no endereço http://www.biodiv.org/register/side-events/list.aspx?mtg=MOP-03.
Cerca de 4,5 mil pessoas devem desembarcar em Curtiba, na próxima semana, para os dois eventos. Entre elas, representantes de delegações oficiais de 188 países, ONGs e especialistas e observadores especializados. E pelo menos 100 ministros de meio ambiente irão participar do segmento de Alto Nível. A COP-8 é considerada o principal encontro da área ambiental a ocorrer no Brasil desde a Rio-92.
Por Gisele Teixeira, MMA