China pede maior colaboração internacional contra a gripe aviária
2006-03-08
O Ministério da Agricultura da China pediu na terça-feira (07/03) à comunidade internacional que reforce a colaboração na luta contra a gripe aviária com um maior intercâmbio de informações, declarou à EFE um porta-voz do órgão. O funcionário não quis especificar em quais setores o Governo chinês espera ter reforçada a colaboração, e se limitou a dizer que "essa é nossa postura oficial".
As declarações confirmam as feitas de forma anônima por outro membro do mesmo Ministério, que disse que "a comunidade internacional deve melhorar ainda mais o compartilhamento de informações sobre a doença", informou na terça o jornal "China Daily". A notícia ressalta os esforços da China para proporcionar aos organismos internacionais amostras e informações sobre o contágio do vírus H5N1 no país, onde dezenas de focos foram detectados em animais e 15 pessoas foram infectadas (com nove vítimas fatais).
"Poucos países em desenvolvimento além da China proporcionaram amostras do vírus às organizações internacionais", diz o diário. Um representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou à EFE que está tentando comprovar se algum pedido de ajuda feito pela China foi recusado.
A OMS anunciou ontem um acordo para reforçar a colaboração entre a própria entidade e a China, com o objetivo de permitir aos analistas internacionais acesso a dados chineses em uma página de internet particular e a mais informações sobre casos da doença. Até o momento, a China compartilhou com a OMS informações sobre as seqüências do vírus em sete casos humanos, e enviou duas mostras da cepa H5N1, responsável por nove mortes confirmadas no país.
(EFE, 07/03/06)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2295501-2296000/2295691/2295691_1.xml