Bagé já sofre racionamento diário de água em 30 bairros
2006-03-08
O corte diário no fornecimento de água de Bagé foi ampliado em uma hora a partir de ontem, passando a vigorar das 22h às 5h. Isto afeta 40% da população urbana do município. O desligamento dos motores e bombas da Estação de Tratamento de Água do Daeb atinge 30 bairros. A barragem da Sanga Rasa está com 8,5 metros abaixo do normal e a do Piray, com 3,3 metros aquém da cota. O fim do período de veraneio e o início do ano letivo elevaram significativamente o consumo.
Segundo a diretora da autarquia, se não ocorrerem novas chuvas até a próxima semana, o Daeb estenderá o racionamento ao período da tarde. Estefanía Damboriarena lamenta que a previsão de chuvas para o final de semana passado tenha falhado e agora tenta mobilizar a população para racionalizar o consumo de água, temendo que a situação fique insustentável.
Enquanto isso, em Candiota, à sensibilidade do produtor rural Álvaro Godoy está permitindo a redução em uma hora no racionamento de água à população de Dario Lassance, sede do Município. Godoy cedeu a água de um açude da sua propriedade, que está sendo bombeada para a Barragem da Prefeitura. A transposição já permitiu o aumento em 40 centímetros no nível do reservatório que ainda está com 2,2 metros abaixo do nível normal. De acordo com o secretário de Obras de Candiota, Gildo Feijó, essa providencia garante o abastecimento da população de 3 mil habitantes, sem utilizar as reservas da prefeitura, por mais 15 dias.
(CP, 08/03/06)