Ibama recadastra planos de manejos florestais
2006-03-07
Desde ontem (6) todos os projetos de desmate e planos de manejo florestal devem ser recadastrados no Ibama em até 90 dias, de acordo com instrução normativa publicada hoje no Diário Oficial da União. O recadastramento é necessário já que o Ibama mudou as regras para a coleta de mapas e informações georreferenciadas sobre as propriedades rurais.
No antigo modelo, não havia padronização da coleta de informações o que gerava imprecisão e até sobreposição de áreas. Agora, a margem de erro não vai passar de 10 metros. Outra vantagem é que as informações serão automaticamente transferidas para o Siscom (Sistema Compartilhado de Licenciamento Ambiental em Propriedade Rural), permitindo a comunicação entre o sistema federal com os estaduais e municipais, o que antes também não havia.
Segundo Antônio Carlos Hummel, “com a base de dados permanentemente atualizada poderemos evitar planos de manejos irregulares e oferecer informações precisas e padronizadas para o Siscom”.
As novas regras para apresentação dos mapas valem também para os novos planos de manejo florestal sustentável e pedidos de desmatamento em todos os biomas. Para mais informações sobre as novas regras e o modelo do formulário clique aqui.
(Ibama, 06/03/06)