Bagé amplia o racionamento de água
2006-03-07
A falta de chuvas regulares na região de Bagé, que há vários meses vem obrigando o Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) a realizar manobras entre as três barragens que atendem à cidade, para manter o abastecimento da população, chega ao seu momento mais preocupante. A barragem da Sanga Rasa está com 8,5 metros abaixo do normal e a do Piray, com 3,3 metros, também abaixo.
Com isso, o Daeb anuncia ações drásticas para evitar a falta de água. A primeira é dar continuidade ao processo de racionamento de água na cidade. O Daeb aumentará em uma hora a medida preventiva adotada no início de dezembro do ano passado, que vinha suspendendo o fornecimento todos os dias, das 23h às 5h, com o desligamento dos motores e bombas dos seguintes locais: Estação de Tratamento de Água do Daeb, São Martins, Passo das Tropas, Curva da Morte e Vila Stand, atingindo cerca de 30 bairros, ou seja, 40% da população. O objetivo é administrar a água que ainda há nas barragens.
O departamento também convocou a comunidade para diminuição considerável do consumo de água. O início do ano letivo e o retorno da população à cidade após o veraneio provocou aumento no uso de água.
De acordo com a diretora-geral da autarquia, Estefanía Damboriarena, se o consumo não for reduzido e não ocorrerem novas chuvas até a semana que vem, o horário de racionamento será ampliado, sendo estendido para o turno da tarde. A dirigente lembrou que os níveis dos reservatórios estão extremamente preocupantes. "Tínhamos previsão de chuvas para este fim de semana, o que não ocorreu. Choveu no entorno de Bagé, mas não nas bacias das barragens. A sociedade precisa se mobilizar para que a situação não fique insustentável", afirmou.
(CP, 07/03/06)